Tudo sobre Masha e o Urso

Masha e o Urso (Маша и Медведь, no original) é uma série de desenho animado russo, em animação computadorizada produzida pela Animaccord Studios. Em 2016, durante a produção da terceira temporada da série, foi confirmado que a animação terá um novo filme baseado nela previsto para estrear em dezembro do mesmo ano.

A série é baseada em um conto de fadas do folclore russo[1] e mostra o cotidiano de uma pequena menina travessa de 3 anos chamada Masha que vive em uma casa em meio a uma floresta. O seu melhor amigo é um urso que vive em uma cabana na mesma floresta, o qual age como uma figura responsável e que tem que suportar as travessuras da menina. O desenho usa um estilo de comédia similar a desenhos mudos como Pingu e Bernard, embora possua uns poucos diálogos da personagem Masha.

No Brasil, a animação é transmitida pela TV Cultura, pelo SBT, pelo Boomerang e pelo Cartoon Network.

A série é muito exitosa nos Estados Unidos. Na versão dela dublada em inglês, a dubladora de Masha é a mesma da versão dublada em português, a menina Giulia de Carvalho.

Em Portugal a série estreou na SIC nas Manhãs de Animação no dia 12 de setembro de 2015, dobrada pelos estúdios Buggin Media e é emitida também pelo Canal Panda desde 21 de dezembro de 2015 com a mesma dobragem.

Personagens

Masha

Uma pequena menina de 3 anos, bagunceira e que sempre arma confusões. Ela mora numa casa em meio a floresta perto de uma estação ferroviária abandonada da ferrovia Transiberiana e frequentemente passeia sozinha atrás de brincar com os animais, entre eles o seu amigo Urso. Está sempre visitando a casa dele, mesmo indesejavelmente o irritando e causando problemas, apesar dele sempre a cuidar como uma figura adulta e responsável. Seus pais não são vistos no desenho. Ela usa uma roupa de camponesa rosa e um lenço na cabeça da mesma cor.

Urso

É o melhor amigo de Masha, a quem constantemente visita em sua casa. É sério e calmo, já tendo trabalhado em um circo possuindo assim vários pertences de lá e ainda sabendo fazer alguns truques de mágica e acrobacia. Sempre busca paz e sossego, se não fosse por viver atormentado por Masha muitas vezes irritando-se com suas travessuras chegando a expulsá-la de sua casa, mas apesar de tudo o que ela apronta ainda gosta dela e tornam-se companheiros inseparáveis.

Lobos

São uma dupla de lobos, que são amigos tanto de Masha quanto do Urso. Eles moram em uma ambulância enferrujada em meio à floresta, sendo assim os “médicos” da área e parecem estar sempre famintos frequentemente tentando caçar os animais do bosque. Eles muitas vezes ajudam Masha e o Urso em problemas, embora pareçam desajeitados.

Ursa

É a maior paixão do Urso. As vezes está atrás de querer conquistá-la, porém vive falhando muitas vezes perdendo sua atenção para outro urso que também gosta dela. Algumas vezes o Urso chega a chamar sua atenção, mas acaba falhando.

Urso Preto

É o rival do Urso amigo de Masha. É convencido, e parece competir pelo amor da Ursa. Ele é mais forte e musculoso do que o Urso, em oposição a este que é apenas gordo.

Coelho

É um amigo de Masha e está quase sempre envolvido em suas travessuras, costuma roubar as cenouras da horta do Urso e gosta de zombar dos outros animais.

Esquila

Um dos animais do bosque, que é amiga de Masha. Mora no alto de uma árvore e parece ser meio estressada.

Porco espinho

Outro animal do bosque, que é amigo de Masha e do urso. Mora dentro do tronco de uma árvore.

Listras e Bigodes

É um tigre siberiano, que é um velho amigo de trabalho do Urso que ainda trabalha no circo. Ele tem uma personalidade muito parecida com a do Urso, com a diferença de que é capaz de fazer mais truques e de suportar as travessuras de Masha.

Panda

Sobrinho chinês do Urso, que parece ter a mesma idade de Masha. Ele costuma visitar o seu tio ocasionalmente, porém tem uma pequena rivalidade com Masha.

Pinguim

É o irmão adotivo de Masha, embora demonstre gostar mais dela do que do seu pai adotivo, o Urso. Apareceu em dois episódios, um quando ele nasce e outro quando ele os visita.

Animais de Masha

São um cachorro, um bode e um porco que moram no quintal da casa de Masha. O porco ganha um destaque por ser tratado como um bebê por ela em alguns episódios, porém eles também parecem não suportar as travessuras da menina.

Dasha

Uma prima de Masha vinda de Moscou. Ela é muito semelhante a Masha tanto no tamanho quanto na cor do cabelo. Parece ser mais comportada do que Masha, sendo assim o inverso desta. Apareceu somente em dois episódios, um onde ela demonstra ter medo do Urso ao conhece-lo e outro onde Masha retorna à cidade. No episódio em que Masha apresenta a prima para o urso (Two Much), ela enlouquece: fica atirando coisas nele e sai correndo dizendo “Eu tô com medo! Eu tô com medo!”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *