O Animax era um canal que tinha tudo para dar certo, de fato, já que havia sido feito especialmente ao público pré-adolescente e adolescente dos anos 2000. Acontece que, por mais que alguns dos conteúdos fossem bons, a audiência não era o suficiente e os investimentos feitos pelo canal em determinados conteúdos, foram o ápice para que cancelassem o programa.
O que era o Animax?
O Animax foi fundado em 2005 com a premissa de ser o primeiro canal de TV, a apresentar somente conteúdos japoneses. Isto é, os animes que conhecemos e que se tornaram mais populares recentemente do que neste período.
Entre os maiores parceiros do Animax, temos a Sony, GONZO e a Aniplex que trabalharam juntos para enriquecer o canal de diferentes novidades incríveis. Durante anos, realmente, o canal conseguiu atrair relativamente a atenção de uma parcela do público, até perceberem que a audiência começou a cair.
Qual o principal problema do Animax?
O Animax permaneceu de acordo com as suas origens até 2008, quando decidiu fazer alterações totalmente precipitadas! Realizar o investimento em séries live-actions não foi exatamente a escolha mais correta feita pela emissora, e isto se tornou um inimigo em potencial a empresa.
No entanto, saiba que o Animax não tinha somente problemas de audiência causados por essas séries. Digo isso, pois o canal repetia milhares de animes o tempo inteiro, não traziam novidades, e para contratar o pacote com este canal seria necessário desembolsar um valor considerável.
Este foi um dos motivos em questão, que fizeram muitas pessoas recorrerem ao Cartoon Network, que era o líder de audiência na época. Nem preciso te dizer que o CN sabia exatamente como trabalhar em uma grade perfeita de programação, em que dividia uma parcela do conteúdo às crianças e outra parte ao público mais velho.
Quais os animes que passaram no Animax?
Basilisk, Speed Grapher, Excel Saga, Gantz, Trinity Blood, Fulmetall Alchemist, Neon Genesis Evangelion, Bleach, Hell Girl, 009-1, Bokurano, Death Note, Jigoku Shoujo, Fate/Stay Night, Mushishi, Samurai X, XXXHOLiC e Black Cat.
Como podemos ver, por mais que houvesse uma certa variedade de animes, nem todos agradavam ao grande público. Principalmente porque o Animax reprisava muitos dos desenhos, se tornava enjoativo, e consequentemente fazia com que as pessoas migrassem de uma vez ao Cartoon Network.