Desenhos que causariam traumas nas crianças atuais
Os desenhos que causariam traumas nas crianças atuais são vários! Há episódios, na verdade, que possuem um nível de bizarrice tão grande que os pequenos não conseguiriam aguentar nem 30s na frente da TV. Nem eu mesma sei como conseguíamos acompanhar determinados momentos dos personagens em sérios problemas.
Quais são os desenhos que causariam traumas nas crianças atuais?
Dentre os desenhos que causariam traumas nas crianças atuais, temos Ren & Stimpy, Du, Dudu e Edu, Coragem o Cão Covarde, Invasor Zim, Dragon Ball Z, Bob Esponja, As Meninas Superpoderosas e Cat & Dog, passaram durante anos tanto no Cartoon Network quanto na Nickelodeon durante os anos 2000.
A questão em si, não é que os desenhos que causariam traumas nas crianças atuais, sejam proibidos de serem vistos hoje em dia. O problema é o fato de existirem episódios muito incômodos, que pode se tornar um trauma aos pequenos, e sabemos que em nós mesmos isto deve ter acontecido em algum momento de nossas vidas.
As crianças não podem assistir aos desenhos que causariam traumas nas crianças atuais?
Como expliquei acima, podem assistir aos desenhos que causariam traumas nas crianças atuais, porém há episódios que precisam ser supervisionados pelos pais quase que o tempo inteiro. Não é bom que crianças com menos de 5 anos assistam ao Cat (de CatDog), entrar pelo lado interno do corpo de seu irmão para escovar os seus dentes.
A cena causa um grande desconforto em mim que sou adulta, imagine em uma criança mais jovem? Eu nem sei como a Nickelodeon aprovou um episódio desse nível para ser exibido no canal. Acredito que se a direção fosse outra, este conteúdo não teria sido passado no programa de Cat & Dog durante os anos 2000.
É problematização com relação aos desenhos?
Na minha perspectiva como uma pessoa fanática por desenhos, não. Existem conteúdos para certas idades que podem ser vistas tranquilamente, e outas que fornecem um momento muito sensível e desagradável a quem sente desconforto com facilidade.
O problema não é que as crianças de hoje em dia vejam desenhos “bobos”, a questão é que os desenhos da nossa época eram muito bizarros e até mesmo violentos. Como já falei em outro post aqui, estes conteúdos auxiliam a formar a nossa personalidade, e não significa que saímos de casa prontos para bater nos coleguinhas na escola como Goku fazia em Dragon Ball Z.
Acontece que sentíamos medo de certos aspectos dos desenhos que causariam traumas nas crianças atuais, mas nunca percebemos. Primeiro por sermos muito jovens, e porque eram tantos conteúdos que passavam que acontecia de esquecermos logo em seguida. No entanto, para uma criança que vê poucos conteúdos, seja por streaming ou TV a cabo, é mais fácil de ela ficar traumatizada e não querer ver mais o desenho em questão.