Os desenhos infantis podem incentivar na personalidade das crianças?

0

Desenhos infantis podem incentivar na personalidade das crianças? Sim, estes conteúdos tendem a trazer forte influência principalmente ao que se diz respeito em primeira infância, que perdura apenas até os 6 anos de idade. É nesta fase de nossas vidas que a nossa personalidade é construída, justamente com base no que consumimos frente às telas televisivas.

O que fazer se os desenhos infantis interferirem na personalidade das crianças?

Converse com seus filhos, explique a diferença entre realidade e ficção, o que pode ser feito e o que é errado, embora apresentado nos desenhos. A questão de conversar não é explicar uma variedade de informações complicadas, que não façam o menor sentido na cabeça da criança, é buscar dialogar de forma simples e mais prática, usar exemplos verdadeiros que possibilitem o pequeno a te entender.

É extremamente comum que as crianças tenham alguma interferência na personalidade por causa dos desenhos infantis, e alguns dos aspectos tendem a ser negativos pela inocência e o desconhecimento do que é certo e errado. Por este motivo, psicólogos e psicopedagogos tendem a pedir aos pais que façam o acompanhamento de todos os desenhos a serem assistidos pelas crianças.

As crianças não podem assistir animes de luta?

Há alguns animes com classificação indicativa livre, outros para maiores de 10 anos. Não existe problema em deixar as crianças assistirem, porém a supervisão é essencial e precisa-se explicar, conversar e lembrar a criança de que algumas atitudes dos animes, como as lutas, não podem e não devem ser reproduzidas de forma alguma com colegas ou em casa.

A questão de explicar faz com que pensemos em dar uma lista de motivos para as crianças não fazerem ou reproduzirem. No entanto, é possível fazer uma breve explicação que possibilite o seu filho a entender que bater em outras pessoas é errado, e exemplificar que ele não gostaria de apanhar de outra pessoa e aprender a ter empatia.

Os desenhos infantis podem incentivar na personalidade das crianças, como expliquei, mas com a ajuda dos pais e responsáveis qualquer problema ruim pode ser evitado com facilidade. A base da conversa é essencial em qualquer circunstância, pois possibilita a resolução de problemas de forma amigável, sem gritos, sem bater ou sem julgar.

Crianças atuais são diferentes das crianças dos anos 2000 para trás?

Evidentemente, sim. Da mesma forma que os desenhos infantis podem incentivar na personalidade das crianças mais antigas, pode influenciar dos pequenos de 2020 em diante. As épocas são completamente diferentes, cada pequeno aprendeu ensinamentos distintos, consumiu uma variedade de desenhos com pegadas diversificadas e fez com que cada um criasse a sua própria personalidade.

No entanto, isto não significa que as crianças de hoje sem consideradas como “nutella”, por não poderem ver determinado conteúdo que na nossa época nos era permitido. Acontece que nossos pais desconheciam de certas informações e acreditavam que os desenhos não apresentariam malefícios em nossas personalidades, mas se pararmos para nos autoanalisar veremos que nosso jeito tem uma pequena influência causada por algum personagem dos desenhos.

Os desenhos infantis podem incentivar na personalidade das crianças, porém se os pais acompanharem os conteúdos, fizerem as devidas explicações e conversar com os filhos, os efeitos que seriam negativos serão extremamente positivos. Apresente seu desenho favorito, diga que fez parte de sua infância e que você adorava assistir, mas que existem determinadas atitudes que não devem ser imitadas nem em casa ou na escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.